Quando toda a gente pensava que a Direita seria a vencedora, eis que a Esquerda arrebata o troféu. Com efeito, a CDU conseguiu destronar o CDS e, mesmo em cima da linha da meta, assegurou a distinção. Mais um “momento alto”, portanto, para a história da coligação de comunistas e “verdes”.

As eleições autárquicas tiveram lugar a 29 de Setembro de 2013. Isto é, há mais de dois meses. Concretamente, há 72 dias. E este cartaz da CDU continua, impávido, na rotunda do Hotel D. Luís, junto à Ponte Rainha Santa Isabel.

Ao vê-lo, tanto tempo depois do acto eleitoral, cheguei a pensar que poderia ser uma espécie de “pontapé de saída” para a campanha das eleições de 2017. Afinal, a CDU já poderia ter escolhido os candidatos para daqui a quatro anos. Mas não, não é. Um olhar mais atento permite ver que em ambos consta a referência “Autárquicas 2013”.

CDU-rotunda-2013-12-07-15.41.54CDU: a grande vencedora

Não acreditando que o cartaz ali permaneça como forma de desrespeito pelo espaço público (e, no fundo, de desrespeito pelos próprios cidadãos), sou levado a crer que se tratará de esquecimento: a CDU já não se recorda de que afixou ali o cartaz e, portanto, esqueceu-se de o retirar depois das eleições.

O esquecimento, no entanto, acabou por ter uma consequência feliz, permitindo à coligação conquistar o galardão destinado ao cartaz das “Autárquicas 2013” com maior longevidade em Coimbra.

Assim sendo, é com o maior prazer que o COIMBRApontoCOM atribui à CDU o “Prémio Cartaz Até Ao Natal” referente às últimas eleições autárquicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.