Aqui está o COIMBRA JORNAL.
É o herdeiro natural do COIMBRApontoCOM. As 23 mil visualizações em três meses levaram-me a dar este passo. Os textos do blogue foram transferidos integralmente para esta nova localização, tal como a experiência adquirida. Espero que os leitores também percorram o mesmo caminho.
Este COIMBRA JORNAL supera, em muito, a ideia inicial. Por um lado, por “culpa” do Rafael Mota. Sem o seu apoio a nível técnico, não teria chegado até aqui. Por outro lado, pelo apoio que tenho sentido nos últimos dias. Na internet e na rua, multiplicaram-se as palavras de estímulo. Mensagens, telefonemas e ofertas de colaboração chegaram em grande número nos últimos três dias (!), desde que anunciei a abertura para o dia 1 de Janeiro.
Este blogue, um “pré-jornal electrónico”, será aquilo que todos quisermos que seja. Pela minha parte, garanto empenho e acompanhamento diários. As grandes actualizações, no entanto, acontecerão à terça-feira e à sexta-feira.
COIMBRA JORNAL é uma porta aberta. Aos temas que normalmente não interessam à generalidade dos “media”. Aos que desejam partilhar ideias e conhecimentos. Aos que sentem que têm algo para oferecer. Todos juntos seremos mais fortes. Por isso, um dos objectivos deste blogue / pré-jornal é fortalecer a ideia de Comunidade. Vamos procurar ajudar-nos uns aos outros, cidadãos comuns e empresários, famílias e instituições. Podemos partilhar muita coisa. Todos temos algo a aprender, todos temos algo a ensinar.
Outra ideia-forte é a da Cidadania. Vivemos num regime democrático, numa República onde cada cidadão tem direito a um voto. Não vivemos numa sociedade de castas. Por isso, as questões da “polis” interessam-nos. Todas elas. Queremos participar em todos os debates, com o respeito a que a urbanidade obriga, mas com a coluna vertebral direita que a dignidade exige. Não esperem de nós subserviências de qualquer espécie. Aqui encontrarão frontalidade.
O futuro é incerto, hoje como sempre. Ninguém sabe como irá terminar esta aventura. Os últimos dias proporcionaram-me momentos de prazer intenso. E essa é uma parte do capital com que parto. A outra parte pertence às muitas dezenas que, tenho a certeza, me irão acompanhar neste projecto, lendo e escrevendo, comentando e divulgando.
COIMBRA JORNAL é um projecto humilde. É também um projecto digno, livre. Um projecto em que todos contam, em que todos são importantes.
Feliz Ano Novo!
MÁRIO MARTINS
Que a força da razão vos ilumine e que a razão da força se apague definitivamente.
Parabéns a todos, especialmente ao Mário Martins, pela sua tenacidade, pela sua força! Abraço e votos de um grande sucesso
Parabéns. Feliz iniciativa. Coimbra precisava
Caro: Não há caminho… faz-se caminho ao andar!
Por ora está muito bom mas… como dizia o meu pai: Quando estiver óptimo com tendência a subir!
Que o pré se transforme numa referência de credibilidade e isenção no tratamento jornalístico dos temas que importam aos cidadãos desta urbe enebriada pelo bafio acumulado em décadas de “self-umbiguismo”.
Felicidades!
Parabéns Mário!
Valeu a pena a espera!
Tudo o que é referido na Nota de Abertura é o reflexo da Revoluçao das Mentalidades, Sonhos e Expectativas!
Identifico-me totalmente com a reflexão que é exposta: basta de subserviência! Que seja um sonho tornado realidade e que possa alcançar rapidamente metas mais amplas!
Um Bom Ano!
Caríssimo Mário Martins, calorosas felicitações pelo projecto e votos de que alcance o êxito que merece! Se o meu contributo tiver algum préstimo, cá estou disponível para isso. Abraço, com voto de que 2014 seja mesmo um ano novo – e não apenas um novo ano…
Força e felicidades para o futuro. Os meus parabéns e votos de grande sucesso.
Já tinha referido no fb, que não consegues estar quietinho. Ainda bem. Acredito que este vá ser o jornal que a cidade precisa. Cá estaremos a fazer-te companhia. Abraço.
Uma iniciativa condenada ao Sucesso!
Parabéns!
Amigo Mário Martins os meus parabens. Espero que seja o veículo que nos faz falta nesta Cidade. Não é de Metros mas sim a defesa do Património Arquitetónico e Cultural. Parabens! E felicidades.
Gostei! Obrigada 😉
No tempo de uma informação “voadora” e “centralizada” por grupos de pressão que a todo o custo evitam perder o seu poder, o aparecimento de algo que nos prometa verdade e o trilho do caminho correcto pode estar … como se disse “estar condenada ao sucesso”. Venha de lá essa verdade e esse sucesso. Abraço.
Mário
Tenho todos os motivos, para acreditar que este teu projecto, está pré-destinado a ter sucesso. Não só porque vêm preencher um espaço em aberto, mas muito especialmente pelo que têm o teu empenho, e não és homem para deixar” créditos por mãos alheias” e o que tens feito na vida e em particular no jornalismo, são aval bastante, para atingir os desígnios propostos.
Jorge Antunes
Amigo Mário Martins,
Já o tinha felicitado pela ideia, agora faço-o peça concretização da dita!
Cá está na “banca” o primeiro, do que espero tenha uma vida longa, útil e aberta a todas as correntes de opiniões e que possa alertar para os males a colmatar na nossa sociedade. Muitas felicidades e um Bom Ano Novo.
Um abraço.
Parabéns, Mário.
Mereces que esta aposta tenha sucesso.
Parabéns Mário!
A obra acontece quando entusiasmo, competência e coragem se juntam num propósito.
Coimbra Jornal aconteceu e está muito bem!
Coimbra ficou mais rica. Bem haja!
Parabéns Mário pelo espirito de iniciativa e qualidade do trabalho já realizado!!!! Um grande abraço e muitas felicidades para o futuro!!!
Que bom começar o ano com projetos novos, entusiasmo e dinamismo. Gostei muito e fiquei fã.
Parabéns Mário por mais este filho.
Desejo que este espaço esteja sempre aberto às várias correntes de opinião e que isso contribua para fazer deste jornal uma referência. Votos de enorme sucesso.
Parabéns. Nunca é demais para noticiar e desabafar. Felicidades para a iniciativa.
António Santos