web-OCC

“Em Memória da Madrugada em Coimbra” é o título do mais recente CD da Orquestra Clássica do Centro (OCC), curiosamente gravado no dia em que foi conhecida a decisão da UNESCO de classificar a Universidade de Coimbra, a Alta e a Rua da Sofia como Património Mundial da Humanidade. Parte das receitas da venda reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Neste trabalho a orquestra é dirigida pelo Maestro David Wyn Lloyd. Destaque para Dejan Ivanovic na guitarra clássica e para o tema “Em Memória da Madrugada em Coimbra”, de Mariana Pikoul.

David Wyn Lloyd, maestro doutorado pela Universidade de Sheffield, em Inglaterra, iniciou os estudos superiores em 1981, no Royal College of Music, em Londres. Durante o período em que frequentou esta escola ganhou vários prémios para viola d’arco e música de câmara. Tem tido uma carreira profissional intensa, tocando com as principais orquestras de Londres.

Em 1996 foi convidado para ser docente na Universidade de Aveiro, onde lecciona as disciplinas de violino, viola-d’arco e música de câmara. Dirigiu a Orquestra da Universidade entre 1998 e 2008, trabalhando depois como maestro com orquestras como a ORI – Orquestra Raízes Ibéricas e em formações periféricas em Inglaterra e nos Estados Unidos. Os seus interesses incluem o tango (é membro fundador do Portotango Ensemble) e trabalhos de transcrição. Em Abril de 2012 foi convidado para director artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, cargo que exerce actualmente.

O CD foi pensado na terapia com música. A denominada musicoterapia é uma técnica frequentemente utilizada em diversos países e consiste na utilização da música pelos profissionais de saúde, tendo em vista promover a qualidade de vida dos doentes. A musicoterapia é utilizada como um incentivo à expressão emocional, visando a interacção social e o alívio dos sintomas.

Os “musicoterapeutas” podem utilizar métodos activos ou passivos com os doentes, dependendo das necessidades e habilidades individuais. Alguns estudos apontam para que, quando utilizada como complemento dos tratamentos convencionais, a terapia com música contribua para o alívio da dor e a redução das náuseas induzidas, por exemplo, pela quimioterapia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here