face-Os-melhores-do-desporto-ANO-IV

“Domingo”, Maio de 1978

Hoje deparei-me com esta página de 1998 do semanário Domingo, que era publicado como suplemento do Diário de Coimbra. Uma página curiosa por várias razões…

1. O Diário de Coimbra noticia uma iniciativa do… Diário As Beiras. (!) E dedicando-lhe logo uma página inteira. (!!!) [Hoje em dia, isto seria impossível, o que também permite reflexões de vário tipo sobre os “caminhos da Imprensa”.]

2. A folha é um acetato. Contém a informação relativa à cor preta (as outras eram o azul, o amarelo e o vermelho).

3. A folha testemunha, assim, uma tecnologia praticamente já em desuso. Agora os tempos são de “computer to plate”, isto é, do computador directamente para as chapas de impressão, evitando deste modo o trabalho de montagem das páginas e dos planos.

4. O aspecto mais significativo: a página noticia a entrega dos prémios da 4.ª edição de “Os melhores do Desporto”, uma iniciativa a que lancei ombros quando trabalhei no Diário As Beiras (1994-1998). Esta edição, a de 1998, foi a última que organizei. Nesse ano, fui trabalhar para o Diário de Coimbra. Depois de sair, o Diário As Beiras só voltou a organizar os prémios em 1999. Acabaram.

Na minha mais recente passagem pelo Diário de Coimbra (2011-2013) iniciei uma iniciativa semelhante, os “Prémios Desporto”. Organizei a 1.ª edição em 2012. Em 2013 o jornal continuou a iniciativa, mas eu já lá não estava. Este ano promete continuá-la.

São memórias de momentos bonitos, porque sinónimo de criatividade e inconformismo. Memórias de uma certa forma de entender a missão de um meio de comunicação social.
Memórias de que me orgulho, claro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here