web-Jose-Meneres-Pimentel

O ex-provedor de Justiça e antigo presidente do PSD, José Menéres Pimentel, que morreu hoje aos 85 anos, dividiu a sua vida entre a justiça e a política, onde se destacou na fundação do PPD e na Aliança Democrática.

José Manuel Menéres Sampaio Pimentel nasceu a 11 de Agosto de 1928 e licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ingressou na magistratura do Ministério Público e em 1958 na carreira judicial.

Menéres Pimentel foi advogado, juiz e procurador da República antes de ser eleito juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça em 1986. Em 1992 foi escolhido para provedor de Justiça, acumulando o cargo de membro do Conselho de Estado, por inerência, até 2000. Entre 2004 e 2007 presidiu à Comissão da Liberdade Religiosa, o seu último cargo público.

 Foi duas vezes condecorado pela Presidência da República, com a Grã-cruz da Ordem Militar de Cristo e com o grau de Grande oficial da Ordem da Liberdade.

Na política, apoiou em 1969 a CDE (oposição). Após o 25 de Abril de 1974, filiou-se no então PPD, hoje PSD, e foi eleito, em 1976, deputado deste partido à Assembleia da República.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here