web-Célia-Franco

 Célia Franco, presidente da Associação Portuguesa de Patologia Dual

 

A Associação Portuguesa de Patologia Dual (APPD) organiza em Coimbra, de 6 a 8 de Março de 2014, o I Encontro Ibero-Brasileiro de Patologia Dual e Comportamentos Aditivos.
Os trabalhos, que se assumem também como o IV Congresso Nacional da APPD, vão decorrer no TRYP Coimbra Hotel e estão inscritos cerca de 150 participantes (médicos psiquiatras, médicos de família, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas), oriundos sobretudo dos países das três estruturas co-organizadoras: APPD, Sociedade Espanhola de Patologia Dual e Associação Brasileira de Psiquiatria.

A Patologia Dual consiste na presença, no mesmo paciente, de doença mental e consumos de substâncias ou de comportamentos aditivos.
Apesar de ser uma “área científica” relativamente jovem, os casos são muito frequentes e levantam grandes desafios na sua abordagem e tratamento. «São doentes complexos, com fraca adesão terapêutica, elevada morbilidade e inúmeros problemas físicos, mentais, sociais, laborais e judiciais», refere a psiquiatra Célia Franco, presidente da APPD e do Comité Executivo do congresso.

«Esta comorbilidade foi entendida até há alguns anos como coincidência, sendo os doentes tratados de uma e outra perturbação em serviços independentes e sem articulação. Desde os trabalhos de investigação de Nora Volkow, em 2001, a investigação científica tem encontrado evidências da existência de substratos neurobiológicos e genéticos comuns entre a perturbação aditiva e as outras doenças mentais, tais como a psicose, as perturbações afetivas, a perturbação de hiperatividade do adulto, as perturbações ansiosas e
as perturbações de personalidade», acrescenta a médica.

Durante o congresso – que começa às 9h00 de quinta-feira, 6 de Março, e termina ao princípio da tarde de sábado, dia 8 – estão previstas quatro conferências e 11 mesas-redondas, bem como seis simpósios, três espaços para comunicações livres e outros dois para discussão de casos clínicos. Serão ainda apresentados dois livros sobre o tema.

A assembleia geral da APPD está marcada para as 18h00 do dia de abertura dos trabalhos. O sítio do Congresso na internet encontra-se aqui.

web-Cartaz-Congresso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here