A (triste) história conta-se em poucas palavras: enquanto presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, Norberto Pires elaborou um projecto, o InvestCentro, para desenvolver a região. Foi proibido de o apresentar publicamente, desobedeceu e… acabou a apresentar a demissão do cargo.
Dois anos depois, o “mesmo” projecto aparece em… Braga.

É difícil classificar esta situação. Mas é fácil concluir que a Região Centro foi prejudicada, mais uma vez. E que se tivesse uma voz forte (que não tem), este seria o momento de pedir responsabilidades a alguém. Mas, como sempre, por cá continuaremos “cantando e rindo”.

O texto de Norberto Pires, que a seguir se reproduz, relata o episódio em detalhe.

web-invest_centro-1

TEXTO PUBLICADO POR NORBERTO PIRES no blogue (re)Visto

Gostava de vos dar conhecimento de algo importante através de quatro “links” e uma pequena introdução.

Em 2012 era presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Fui impedido de lançar o projecto InvestCentro, cinco minutos antes de o apresentar num Conselho Regional do Centro, no final de Junho de 2012, e depois de ter feito todo o trabalho de preparação.

A razão que me apresentavam era simples: tinha desenvolvido a ideia com a equipa da CCDRC e lutando pelos interesses da Região Centro, de acordo com o seu programa de acção, dando conhecimento à tutela, mas sem esperar ser tutelado. Ou seja, fui pró-activo e cumpri a minha missão. Farei sempre assim. Habituem-se.

Duas semanas depois tinha pedido a demissão do cargo, onde estive cinco meses.

Hoje (7 de Março de 2014) vi nos jornais uma cópia desse projecto, lançada em Braga. O mesmo nome, as mesmas parcerias, as mesmas ações, tudo “aparentemente” igual… Quando se “inspiram” no que fazemos e propomos, é porque as nossas ideias são boas, certo? Pena, e é isso que me importa, que no Centro a coisa não tenha avançado e tenha sido metida na gaveta. Explica muita coisa.

DOCUMENTOS COMPROVATIVOS

A apresentação do projeto InvestCentro
Documento entregue no Conselho Regional do Centro
TEASER (vídeo de 3 minutos)
versão de BRAGA

Como dizia, recebi um telefonema no Conselho Regional a proibir de apresentar o InvestCentro. Desobedeci, claro, porque defendo sempre, em primeiro lugar, os interesses da região, e por isso…

Mas afinal, dois anos e meio depois, o InvestCentro, sem qualquer referência, aparece sob a forma de InvestBraga. E ainda bem, não tenho nada contra. Espero que apareçam outros, seguindo o mesmo modelo que defendo: um modelo regional.

Que tenham sorte, este e outros “Invest”, porque Portugal precisa de investimento, nomeadamente Investimento Direto Estrangeiro (IDE), para sair da situação em que está. É esse o meu desejo 🙂

Nota (9/3/2014): Estas coisas têm, devem, ser feitas a nível regional, procurando equilíbrio e tendo todos os municípios envolvidos. A visão tem de ser regional… O InvestCentro era, e vai ser concretizado porque eu nunca desisto, uma plataforma regional que encarava a região como um todo e procurava explorar as sinergias locais. É nessa perspectiva que podemos fazer a diferença. Espero que os fundos comunitários, porque tudo isto se orienta agora para fundos, não apoiem iniciativas muito localizadas porque só contribuirão para desequilíbrios e pulverização de de esforços. Coordenação regional, política regional e atenção aos territórios, procurando a diferenciação local, de acordo com as potencialidades de cada cidade – é isso que defendo. A política de cidades tem de ver o território de forma multi-polar e isso precisa de uma visão global, pelo menos regional, e tem de ter a preocupação de olhar para o conjunto. Foi assim que foi pensado, concebido e montado o InvestCentro.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Professor!! O Invest.. é uma grande ideia e com futuro!.
    Mas a saída da CCDRC – demissão!!- deveu-se a esta questão!!??
    Quando a história – breve – se fizer Coimbra e Portugal ficará a saber o porquê, claro. E irá ver o que ganhou!!… ou perdeu Professor!!
    O pote era grande e dourado!!!!
    O meu Amigo merece muito mais, claro!!
    Força Professor!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here