Foi apresentado ontem à tarde, no Teatro Gil Vicente, o número anual da revista universitária “Via Latina”. A edição é da responsabilidade da Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra.
A revista, com 138 páginas, está à venda por 1 euro.
Entre as cerca de três dezenas de artigos conta-se uma entrevista comigo próprio, autor deste blogue, sobre o Jornalismo. Uma entrevista que tem uma “estória” curiosa por detrás.
Sessão de apresentação do número de 2014 da “Via Latina”
Há cerca de dois meses fui contactado por uma aluna da licenciatura em Comunicação e Jornalismo. Por sugestão de um professor, queria conversar comigo para elaborar um trabalho académico. Conversámos por telefone durante mais de uma hora.
Semanas depois, a mesma aluna, a Carla Sofia Maia, telefonou a dizer que não tinha conseguido entregar o trabalho dentro do prazo. E perguntou se eu não me importava que a conversa fosse “transformada” em entrevista, para publicar na “Via Latina”.
Disse-lhe que não, mas que gostaria de ver o texto. Afinal, aquilo que era uma conversa para ser lida por ela e pelo professor passava – de um momento para o outro – a estar disponível para centenas (milhares?) de pessoas. Ela enviou o texto. Li e pareceu-me bem.
Só conheci pessoalmente a Carla ontem à tarde, na cerimónia de apresentação da revista. Fez um bom trabalho. Conseguiu colocar no papel o essencial de uma conversa, num estilo escorreito, que reproduz bem o tom coloquial da nossa conversa telefónica. Conheci-a a ela e ao Carlos Moreira, o autor da ilustração (como não houve entrevista face-a-face, não havia logicamente foto da entrevista…). Estão ambos de parabéns.
Sobre o conteúdo da entrevista, que corre por três páginas da revista, publico aqui um “recorte”.
Excerto da entrevista publicada na Via Latina
Notícia publicada no Diário de Coimbra (12 de Março de 2014)