portagens

A opção pelos pórticos, tal como nas ex-SCUT, é a mais provável

O pagamento de uma taxa de portagem pelos veículos que transitarem na Ponte de Santa Clara estará a ser estudada pela Câmara de Coimbra.

Confrontada com uma situação financeira muito difícil, a autarquia pensou também introduzir o sistema de cobrança na Ponte-Açude e na Ponte Rainha Santa, mas viu-se obrigada a recuar dado que estas infra-estruturas são geridas pela Estradas de Portugal. A hipótese de colocar pórticos na Ponte da Portela, que está a ser objecto de obras de beneficiação, não é igualmente viável. Restou-lhe, pois, virar-se para a Ponte de Santa Clara.

A ser aprovada a cobrança de portagens na Ponte de Santa Clara, o sistema será totalmente automatizado, tal como sucede nas ex-SCUT.

O valor da portagem está igualmente em estudo, mas tudo aponta para que ronde os 50 cêntimos por passagem na ponte. Poderá ser criada uma espécie de passe mensal para os utilizadores frequentes.

A ser concretizada a opção de cobrar portagem na Ponte de Santa Clara, Coimbra recuará uns séculos na História. Com efeito, a ponte serviu durante séculos como “fronteira Norte-Sul”, obrigando quem circulasse com mercadorias ao pagamento de uma taxa. Daí deriva, aliás, o nome de Largo da Portagem que identifica a zona onde termina a ponte do lado Norte.

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem, eu a única coisa que vejo é um buraco enorme para a autarquia se enterrar. A ponte é utilizada diariamente pelos habitantes da região, várias vezes por dia! Nesta altura cobrar qualquer tipo de portagem numa ponte desta dimensão é um absurdo. Só vejo custos de instalação de infraestruturas + custo da sua manutenção + de reparação, porque vandalismos não iriam faltar concerteza! Querem dinheiro? Invistam na recuperação de diversos espaços naturais da região, promovam festivais de verão, e elevem o nome da cidade pelos pontos positivos que ela nos dá. Não por ser mais uma cidade com uma portagem absurda que causa nada mais do que conflitos e arrelias.

  2. O sr Presidente da CMC foi contagiado pela mentalidade do sr Primeiro Ministro, e confirma-se a mentalidade ao verificar, que nem um nem outro, abdicam das suas mordomias, tal como seja
    o uso de carros topo de gama !… lembro que o primeiro Ministro inglês usa o metropolitano como
    meio de transporte !… e nada mais é preciso dizer !!!…

  3. perfeita piada para o dia das mentiras. ehehehe Calma , que ainda não chegamos a esse ponto de cobrar portagens por quem atravessa a a ponte, se bem que era uma excelente receita para a câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.