finalistas

Baile de finalistas (1974)

As alunas finalistas de 1974 do Liceu Infanta D. Maria vão reencontrar-se em Coimbra a 31 de Maio, quatro décadas depois e convidam para o encontro os finalistas do Liceu D. João III que com elas colaboraram em algumas actividades.

Em 1974 o Liceu D. Maria era frequentado só por raparigas e o Liceu D. João III apenas por rapazes. Mas existiu nesse ano uma excepção histórica: para haver aulas de Grego o reitor do liceu masculino viu-se obrigado a convidar algumas raparigas do D. Maria para se transferirem para o D. João III, já que nenhum rapaz se inscrevera naquela disciplina. E quatro aceitaram o desafio: estudar no meio de 1.500 rapazes.

Outros dois factos históricos. Nesse ano, os finalistas de ambos os liceus juntaram-se para editar um Livro de Curso conjunto e, deste modo, fazer face aos elevados custos de produção. E reuniram-se igualmente num Sarau que assinalou a inauguração, em Março de 1974, do auditório do Liceu D. João III.

Assim, para o Encontro “Bata Azul”, a cor das batas das finalistas de 1974, são também convidados os alunos do Liceu D. João III que fizeram parte da Comissão do Livro de Curso, os que participaram no Sarau e, ainda, os alunos da turma onde foram inscritas as quatro alunas de Grego.

O encontro reunirá muitas pessoas que não se vêem há 40 anos e o programa está assim delineado:

11h30 – Concentração frente ao Liceu D. Maria
12h00 – Apresentação de cumprimentos à direcção da Escola D. Maria. Sessão de boas-vindas. Visita à escola
13h00 – Foto de grupo
13h30 – Almoço no restaurante Fornos de S. Domingos (Fornos, junto ao IC2)
15h00 – Improvisos e outras comunicações
16h00 – Fados de Coimbra com o grupo “Pardalitos do Mondego”, a comemorar 20 anos de existência, que irá apresentar o novo CD, intitulado “Afluentes”.

Os interessados em participar na jornada de convívio devem contactar o endereço 40anosbataazul@gmail.com, o COIMBRA JORNAL, através do formulário existente na aba “Contacto”, o o grupo criado no Facebook.
O valor da inscrição, 25 euros, inclui uma recordação do encontro.

foto-finalistasFoto oficial das finalistas de 1974

1 COMENTÁRIO

  1. Lá estarei com todo o gosto e energia, de livro de curso na mão e fotos guardadas ao longo destes anos!
    Bem haja aos mentores desta ideia genial, pois vai proporcional o reencontro de colegas e amigos de há anos que muita coisa viveram de forma marcante e maravilhosa, desde o convívio existente entre os liceus feminino e masculino (D. Maria e D. João III), que passou por almoço, organização do livro de curso, sarau e o baile de finalistas que foi um sucesso….não esquecendo as amizades e laços criados que ainda hoje nos emocionam! E, corria o ano de 1974………Beijinho grande e espero grande afluência no dia 31 de Maio! É caso para dizer “Viva o dia 31 de Maio de 2014″……..
    Maria da Conceição de Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here