PampSerra18Abril

“Urbano Duarte: Crónicas dos Anos Quentes” é o título do livro do jornalista Mário Martins que será apresentado no próximo dia 18 de Abril, na Pampilhosa da Serra.

A apresentação, a cargo do Prof. José Ramos Mendes, presidente da Assembleia Municipal da Pampilhosa da Serra e antigo aluno de Urbano Duarte, está marcada para as 15h00, na Biblioteca Municipal, e integra a programação da Feira do Livro promovida anualmente pela autarquia pampilhosense.

O livro centra-se na figura de Urbano Duarte, o padre-professor-jornalista natural de Pescanseco do Meio (Pampilhosa da Serra), que foi personalidade de destaque da Igreja Católica portuguesa na segunda metade do século XX.

A obra, que resulta de uma dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo apresentada à Universidade de Coimbra, analisa com detalhe as 691 crónicas que Urbano Duarte redigiu na última década de vida (1971-1980), o que permite uma viagem pelos tempos do Marcelismo, Reforma do Ensino de Veiga Simão, 25 de Abril, Nacionalizações, PREC, Verão Quente, eleições para a Assembleia Constituinte e início da “normalidade democrática”.

O livro aborda também o início da Imprensa em Coimbra, descreve o nascimento do “Correio de Coimbra”, actualmente no 93.º ano de publicação, inclui desenvolvida biografia de Urbano Duarte e apresenta os outros oito directores do jornal (1922-2014).

O conceito de crónica jornalística é dissecado, caracterizando os traços fundamentais de um género paraliterário/jornalístico ainda hoje desprovido de definição consensual, através da opinião de vários pensadores e da própria experiência do autor do livro, jornalista há quatro décadas.

São também publicados depoimentos inéditos de sete personalidades que trabalharam com Urbano Duarte na década de 70, nomeadamente de dois dos três directores que se lhe sucederam no cargo.

Padre, professor e jornalista, o cónego Urbano Duarte foi figura de relevo da vida coimbrã e, mesmo, nacional. Treze anos depois da morte, foi condecorado por Mário Soares, no dia 10 de Junho, com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito, após proposta nesse sentido de Barbosa de Melo (presidente da Assembleia da República), Rui de Alarcão (reitor da Universidade de Coimbra) e de D. Manuel de Almeida Trindade (bispo de Aveiro).

O livro, uma edição de autor, pode ser encomendado através do endereço de correio electrónico martins56@gmail.com. O preço, durante a Feira do Livro da Pampilhosa da Serra, é de 10 euros (desconto de 33% sobre o preço de capa, 15 euros).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here